Link:INB Home|INB English| INB русский язык|INB العربية|INB Türkiye|INB فارسی|INB Español|INB Français|INB Português|INB Deutsch|INB 國語|INB 中文|INB 日本语|INB 한국어|INB ภาษาไทย|INB tiếng Việt||Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva
INB Português Fórum
BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
INB Português Fórum
BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
INB Português Fórum

BEM - vindo a indústria nativa e boffin) Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito boffin VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

《《《《《《《上一页INBforum   Ir para baixo

上一页INBforum》》》》》》》Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Empty Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Qui Jan 20, 2011 8:46 am

Admin

Admin
Admin
DescriçãoNeste tutorial vamos explorar o uso de partículas, seus eventos de colisão e a integração do Software Render com o Hardware Render.
Enviado por
Vamos começar com a modelagem de um guarda-chuva.

Crie uma esfera em NURBS (Create/NURBS Primitives/Sphere figura 01), e coloque 24 Sections e 6 Spans nos campos no Channel Box (figura 02). Vá para o modo de seleção de isoparms e selecione o isoparm horizontal que divide a esfera ao meio, faça essa seleção pela vista frontal ou lateral (figura 03). Agora corte a esfera acionando o comando Edit NURBS/Detach Surfaces (figura 04).

Coloque na visão de Top e edite os pontos da esfera de modo que fique semelhante à figura 05.

Para fazer o cabo, crie um curva na vista frontal como na figura 06, que servirá de caminho e crie um círculo em que servirá de forma à superfície. Selecione o círculo e por último o caminho e crie uma superfície de extrusão Surfaces/Extrude. Fique atento às opções que devem seguir a figura 07. Crie uma esfera para a borda do cabo e outra para o topo do guarda-chuva assim como as astes internas que sustentam o volume do guarda-chuva (figura 08).

A Chuva

Crie um plano em NURBS (Create/NURBS Primitives/Plane)(figura 09) e faça dele um emissor de partículas acionando o comando a seguir mantendo o plano selecionado (Particles/Emit From Object)(figura 10).

Dê um play na cena até que você possa ver as partículas da chuva saindo do plano NUBRS. Selecione essas partículas e adicione um field de gravidade, para dar um maior realismo à cena (figura 11). Agora mude os parâmetros de render e de vida delas para se parecerem mais com gotas de chuva. Coloque o Lifespan Mode em Constant e o Lifespan em 1.000 (Figura 12). Mude o Particle Render Type para Streak (Figura 12)

Em seguida, selecione a parte de cima do guarda-chuva e crie o Node de colisão (Particles/Make Colide). Com isso estamos prontos para fazer as gotas de chuva atingirem a superfície do guarda-chuva e se dividirem em outras pequenas gotículas de água.

Conectando a partícula da chuva na colisão


Selecione a partícula, vá ao menu Window/Relationship Editors/Dynamic Relationships e, mude o Selection Modes na área da direita da janela para Collisions e Clique no objeto referente à parte de cima do guarda-chuva (figura 13).

Numa simulação de Dinamics é importante manter ativos apenas os objetos necessários para fazer a colisão das partículas para que a cena não se torne muito pesada.

Nesse ponto já temos a chuva colidindo diretamente com o objeto, agora vamos fazer as gotículas de água que são geradas nessa colisão.

Vá ao menu Particles/Particle Collision Events. Nele temos uma janela que controla todos os comportamentos das partículas que sofrem colisão e geram outras partículas. (figura 14) Ajuste os valores como na figura 15 e clique em Create Event.

Dê um play na cena e temos a simulação funcionando.

Composição


O Maya trabalha com dois tipos de render de partículas o Software Render para os tipos Blobby Surface, Cloud e Tube, e com o Hardware Render para os demais tipos de partículas. Isso é feito para que se passe por um processo de composição da cena com as partículas geradas em Hardware Render. Isso agiliza muito o processo de render, permitindo um uso de uma grande quantidade de partículas sem que a cena fique muito pesada e fazendo com que o render seja muito mais rápido. Outra vantagem da partícula composta é a flexibilidade de edição nos parâmetros da partícula nos programas de edição como o Adobe After Effects ou o Discreet Combustion.

Abra a janela de Hardware Render (Window/Rendering Editors/Hardware Render Buffer) e configure os parâmetros como na Figura 16.

Para finalizar o render da chuva, vá ao menu Render da janela de Hardware Render e acione a opção Render Sequence. Atenção: durante o Hardware Render não coloque nenhuma janela sobre a janela do render, pois o engine de Hardware Render do Maya, calcula a posição das partículas, mostra na tela e faz uma cópia do Buffer da Tela para os arquivos, ou seja tudo que está sendo mostrado no monitor dentro dos limites da janela do Hardware Render será armazenado ns arquivos de imagem das partículas.

Pronto agora é só compor no seu programa de composição de vídeo e adicionar mais detalhes à cena, como interação dos objetos da cena com as partículas que foram geradas a partir da colisão da primeira partícula, criar uma nuvem, criar relâmpagos, etc.


Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_001Figura 1

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_002
Figura 2

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_003
Figura 3

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_004
Figura 4

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_005
Figura 5

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_006
Figura 6

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_007
Figura 7

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_008
Figura 8

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_009
Figura 9

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_010
Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_010_2
Figura 10

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_011
Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_011_2
Figura 11

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_012
Figura 12

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_013
Figura 13

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_014
Figura 14

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_015
Figura 15

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_016
Figura 16

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_017
Figura 17

Tutorials Maya Como criar um guarda-chuva Guarda_chuva_3d_018
Figura 18

]

http://pt.inbforum.com

上一页INBforum   Ir para baixo

上一页INBforumVer o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

Copyright ©2009-2010 LTD Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

IT:SINGLESERVGoogle谷歌翻译TranslateFORUMSOFTLAYERGoogle谷歌广告联盟AdSenseAsia

 

Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum