Link:INB Home|INB English| INB русский язык|INB العربية|INB Türkiye|INB فارسی|INB Español|INB Français|INB Português|INB Deutsch|INB 國語|INB 中文|INB 日本语|INB 한국어|INB ภาษาไทย|INB tiếng Việt||Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez
INB Português Fórum
BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
INB Português Fórum
BEM - vindo a indústria nativa e "boffin") Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito "boffin" VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com
INB Português Fórum

BEM - vindo a indústria nativa e boffin) Da era industrial, aqui está cheio de espírito de Luta, Ambos através Da rede espaço biológico nativo espírito boffin VEIO a mad labs.Casa inbforum.com, Nome Definitivo: inb-english.forumotion.com


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

《《《《《《《上一页INBforum   Ir para baixo

上一页INBforum》》》》》》》Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez Empty Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez Dom Jan 16, 2011 9:32 pm

Admin

Admin
Admin
A etapa final da criação de uma imagem no Photoshop é a nitidez, mas o que exatamente é isso e como se faz?



Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 0(45)

As câmeras digitais, por padrão, não tiram fotos muito nítidas o foco é sempre meio suave. Não é nenhum erro ou bug no aparelho, mas uma característica da tecnologia de registro e das propriedades da luz. Você deve estar pensando que suas fotos estão perfeitamente nítidas, e deve ter razão. Os fabricantes de câmeras acrescentaram programas feitos para dar nitidez a suas imagens antes que elas saiam da câmera, assim as fotos tiradas no modo automático já foram pré-definidas. Mesmo assim, muitas imagens ficariam melhores com mais nitidez e, se você tira fotos em modo RAW, esse recurso não será aplicado e por isso a imagem precisa ser passada pelo Photoshop.
Sabemos então que a nitidez é uma coisa boa, mas o que ela é exatamente? Trata-se de um processo graças ao qual os contornos são acentuados para ficarem mais óbvios do que ficariam naturalmente, o que ajuda a criar a impressão de detalhes bem definidos. Em sua forma mais simples, a nitidez aumenta o contraste entre pixels adjacentes para acentuar a diferença entre eles. Os filtros e técnicas de definição de contornos buscam áreas de contraste e reforçam os pixels que as rodeiam.
Ao aplicar os princípios desta Grande Técnica, você dará a suas imagens novos níveis de detalhamento bem nítidos e acentuados.


Rápido e fácil
Um jeito simples de criar


Se você quer dar mais impacto à imagem sem perder tempo, use esta técnica simplificada. Além de ser um processo rápido, você não perde o controle, já que é não-destrutiva o que sempre é uma vantagem!


Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 001(4)
01 Duplique a imagem

Usaremos um filtro para capturar os contornos e misturá-los à imagem original para realçar os detalhes. Para isso precisamos de uma cópia da camada do fundo. Selecione-a e vá a Layer > Duplicate Layer.

Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 002(3)
02 High Pass

Và a Filter > Other > High Pass. O deslizante Radius altera a quantidade de detalhes realçados com o contraste; note as luzes e sombras em torno das bordas. Experimente até acertar um bom ajuste; nós usamos 5px.

Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 003(3)
03 Mesclagem

Na paleta Layers, altere o modo para Overlay. Você verá que a foto vai exibir novos níveis de detalhamento. Teste várias opacidades e use uma máscara para remover a nitidez onde ela não for desejável.





Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 004(3)
Desvie das armadilhas
Cuidado com o obvio


Na maioria dos casos a nitidez melhora a imagem, mas é preciso ter cuidado ao aplicá-la em toda a figura, pois existem certas ciladas a evitar. Se você exagerar na nitidez vai acabar criando fantasmas em torno das bordas realçadas áreas de pixels claros pouco naturais que seguem os contornos. Se você continuar a trabalhar, clonar ou tonalizar depois de aplicar a nitidez, esse tipo de ruído pode ficar ainda mais definido, introduzindo artefatos e problemas diversos na imagem. Tente aplicar um olhar crítico e examinar bem a imagem após cada operação para garantir que não vai criar nenhum efeito indesejado.




Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 005(3)
Na real
Aprecie com moderação


Como em qualquer efeito, os melhores resultados são obtidos com moderação. A aplicação de nitidez não deve ficar óbvia; deve se limitar aos detalhes mais importantes e manter certos desfoques para que a composição fique equilibrada. Olhe sua imagem e decida quais são as partes mais importantes. Concentre nelas seus ajustes e, quando estiver satisfeito, olhe as outras partes da imagem. Caso necessário, remova a nitidez ou diminua o efeito nas áreas não-focais.




Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 006(2)
Seja criativo
Resultados incomuns


Não se limite ao que todo mundo faz. Como a nitidez acentua as bordas da imagem, você pode seguir o caminho oposto e obter resultados excêntricos, divertidos e sobrenaturais. Em seu extremo, a nitidez proporciona uma aparência altamente estilizada e posterizada. Alguns resultados podem ser obtidos com filtros, mas a nitidez permite um controle bem preciso sobre o contraste dos contornos. Vale a pena lembrar disso para projetos em que seja necessário dar à imagem um tratamento totalmente diferente.










Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 007(1)
Fique esperto
Use Smart Objects


As versões mais recentes do Photoshop suportam Smart Objects e Smart Filters, por isso aproveite. Na paleta Layers, clique com o botão direito na camada da sua foto e escolha Convert to Smart Object. Agora você poderá usar filtros inteligentes na sua camada. Será possível aplicar uma máscara aos filtros para reduzir o efeito e ativar ou desativar os efeitos dos filtros individualmente.












NÃO PERCA O FOCO
Sua imagem com uma nova cara




Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 01(95)
01 Abra a imagem

Baixe a imagem da modelo de nosso site. Olhe-a bem pra perceber o que precisa ser feito. Os olhos estão meio fora de foco e o cabelo poderia ser mais detalhado, mas tirando isso é uma bela imagem.

Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 02(92)
02 Corrija cores e defeitos

Se você quiser fazer correções, apliqueas antes de adicionar os efeitos de nitidez. Confira nosso tutorial para remover objetos indesejados nessa edição. Aqui clareamos a íris dos lhos e removemos alguns pêlos faciais e felpas das roupas. Também diminuímos a saturação do objeto vermelho no fundo.

Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 3(4)
03 Converta para Smart Object

Se você estiver usando uma versão mais antiga do Photoshop, pule esta etapa, caso contrário recomendamos converter a foto para Smart Object. Assim será possível voltar atrás e alterar as configurações dos filtros aplicados a qualquer momento. Clique com o botão direito na camada e escolha Convert to Smart Object.

Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 4(2)
04 Foco no olhar

Vamos aplicar a nitidez seletiva em nossa imagem. Começaremos pelos olhos. Selecione Filter > Sharpen > Smart Sharpen. Na caixa de diálogo escolha 150%, 2 px e Gaussian Blur. Se estiver usando um Smart Object, você pode pintar sobre a máscara do filtro para reduzir o efeito de fantasma em torno da área dos olhos.

Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 05(81)
05 Cabelo mais nítido

Vamos acrescentar uma cópia da camada original e passar um filtro de nitidez no cabelo. Duplique a camada, remova os Smart Filters que estiverem na cópia e vá a Filter > Other > High Pass. Escolha um valor de 2.5 px e dê OK. Altere o modo da camada para Hard Light.



DICA
Ferramenta Sharpen
É possível adicionar nitidez localizada manualmente com a ferramenta Sharpen, que fica na mesma parte da caixa de ferramentas que a Blur. Ambas são limitadas, por isso embora possam dar para o gasto em certos casos quase sempre é melhor optar pelo controle total oferecido pelas diversas técnicas discutidas neste tutorial. Nosso conselho? Evite!




Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 008(1)
Unsharp Mask A opção mais óbvia

O Unsharp Mask é a escolha padrão do filtro Sharpening porque permite um bom controle e apenas três opções. Amount é uma decisão direta sobre o nível de contraste. Radius especifica as áreas sobre as quais o Photoshop vai considerar que o contraste pode ser identificado (quanto maior o radius, maior o potencial de nitidez). Threshold descreve o alcance tonal para que dois pixels sejam considerados uma borda. É importante porque permite um controle fino sobre onde o efeito será aplicado.






Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 009(1)
Nitidez inteligente Controle direto de luz e sombra

O Smart Sharpen é como a Unsharpen Mask, mas melhor. Além de ter os mesmos controles do outro filtro, o Photoshop pode tentar remover diversos tipos de desfoque. Se você tiver tempo de brincar com as configurações, vá de Smart Sharpen. Clique no botão Advanced para acessar as configurações das áreas de sombras e luzes. Assim você consegue controle direto da aparência de qualquer lado da borda e pode controlar os fantasmas de dentro da caixa de opções do filtro.




Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 06(82)
06 Exiba seletivamente

Adicione uma máscara à camada High Pass. Preencha-a com preto para esconder completamente o efeito de nitidez e pinte novamente com branco sobre o cabelo para limitar o efeito a essa região.

Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 07(77)
07 Nitidez generalizada

Segure [Alt] e clique no menu do painel Layer. Escolha Merge Visible. Um composto de seu trabalho será criado em uma nova camada. Se não, desfaça e tente novamente. Adicione um pouquinho mais de nitidez à composição em Filter > Sharpen > Unsharp Mask. Não exagere na quantidade. Optamos por 57%, 1.2 px e 2.

Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 08(77)
08 Acrescente ruído

Crie uma nova camada e escolha Edit > Fill. Selecione 50% cinza no menu e dê OK. Và a Filter > Noise > Add Noise e use 2%, Gaussian e Monochrome na caixa de diálogo. Por fim, ajuste a mesclagem da camada para Overlay para obter um efeito de ruído não-destrutivo.
Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 09(69)
09 Efeito vignette

Por fim, crie mais uma camada no alto da pilha. Preencha-a com qualquer cor e reduza o nível de preenchimento (Fill) para 0 na paleta Layer. Acrescente um estilo Inner hadow e ajuste os valores de acordo, com distância 0. O objetivo é escurecer ligeiramente as bordas da imagem, criando uma espécie de moldura natural.

Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 10(68)
10 Vai imprimir?

Force a mão na nitidez As impressoras roubam um pouco a nitidez, por isso se a idéia for imprimir sugerimos alterar as configurações para acrescentar um pouco mais de nitidez. Faça isso apenas para a versão impressa da imagem: você perceberá que o resultado fica melhor quando você força um pouco mais a mão do que faria normalmente.




DICA
Adicione ruído depois da nitidez
Muitas imagens também precisam de um pouco de ruído. É importante adicioná-lo depois da nitidez para que ele não seja deixado mais nítido também.




Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 010(2)
Caça-fantasmas
Nem tudo está perdido quando aparecem os halos


Às vezes é preciso acrescentar tanta nitidez que os fantasmas são inevitáveis. Se isso acontecer, não se desespere existem alguns jeitos de resolver esse problema. O mais fácil é criar uma cópia da camada sem a nitidez por cima da original. Aplique a nitidez à cópia e adicione uma máscara segurando [Alt] e clicando no botão Add Layer Mask na paleta Layer. Depois basta pintar sobre a máscara com branco para revelar a imagem sem a nitidez. Onde não for pintado vai aparecer a imagem original sem o efeito. Nada de halos!



Tutoriais Photoshop Técnicas de nitidez 011(1)
Atalhos
Configure atalhos rápidos de teclado


O Photoshop permite registrar “ações”, o que ajuda a ganhar muito tempo. Como você vai aplicar a nitidez muitas vezes em suas imagens, sugerimos registrar suas configurações básicas de nitidez como ação e atribuir essa ação a um atalho de teclado. Assim vai ser possível aplicar a nitidez usando suas configurações favoritas ao clique de um botão. Escolha Window > Actions, selecione o botão New Action e comece a gravar.]

http://pt.inbforum.com

上一页INBforum   Ir para baixo

上一页INBforumVer o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

Copyright ©2009-2010 LTD Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

IT:SINGLESERVGoogle谷歌翻译TranslateFORUMSOFTLAYERGoogle谷歌广告联盟AdSenseAsia

 

Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis